Teatro da Barra

O Teatro da Barra é um grupo de teatro capixaba, formado em 1974 por Paulo dePaula e seu filho Bob dePaula. A estréia com a peça Anchieta:Depoimento, em 1976 no Teatro Carlos Gomes, é um marco na iniciativa do grupo em apresentar aspectos da cultura capixaba em suas peças e apresentações. Em 2005 o Grupo é registrado como associação sem fins lucrativos, e desta maneira institucionaliza a intenção de desenvolver o interesse pelo teatro, pela história e folclore do Estado do Espírito Santo.

 

fonte do texto:http://pt.slideshare.net/teatrodabarraes/inventrio-analtico-do-teatro-da-barraes

Saiba Mais

Diretor/Ator Paulo DePaula

Diretor teatral com Mestrado em Artes pela Truman State University e aposentado como Diretor de Artes Cênicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É fundador, diretor e ator do Teatro da Barra/ES (1976). É membro da Academia de Letras Humberto de Campos e autor de poesias, crônicas, contos, peças teatrais e livros didáticos (inglês-português).

Saiba Mais

Produções Teatrais

Auto do Túmulo de Anchieta – de Luiz Guilherme Santos Neves

Sob a direção de Paulo DePaula e com participação especial da Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema, trata-se de uma peça rica de humor e situações inverossímeis características da farsa, seguindo o estilo literário do dramaturgo português Gil Vicente (1465 - 1536). A história se desenrola a partir do lançamento de um edital para se concorrer a uma vaga no túmulo vazio do Padre José de Anchieta. Os candidatos têm de apresentar variados documentos que comprovem suas virtudes. A mestra de cerimônia chama-se Cidade de Vitória e convoca a "Comissão de Notáveis" – composta por Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Mestre Álvaro – para avaliar os currículos dos candidatos.

Ficha técnica

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves
Diretor: Paulo DePaula
Sonorização: Reinaldo Som
Produção e Figurinos: Zeiza Jorge
Assistente de produção: Sebaba

Elenco: Dulce Lodi (Cidade de Vitória), Thelma Lopes (Maria Ortiz), Jaime Nilson (Mestre Álvaro), Dilio dos Santos (Frei Pedro), Bruno Jorge (sem-terra/traficante), Keyla Santiago (garota de programa), Thiago Emerick (delegado de polícia), Thais Bediaga (socialite), Ulisses de Paulino (político), Zeiza Jorge (desfiadeira de siri), Eloá Carvalho (paneleira), Raul Mesquita (mestre de banda de congo), Fabbyo Leão (penetra) e Paulo DePaula (Padre José de Anchieta).

Participação: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema


CONCERTO DE NATAL

Como forma de marcar o retorno de suas atividades e celebrar o Natal, no dia 20 de dezembro de 2013, o Coral Canta Barra realizou, no auditório da Pousada Brisa na Barra, na Barra do Jucu, uma Cantata de Natal.

Sob a regência de Inárley Carletti e com a participação especial do Coral Cantos e Encantos de Guarapari, do Quinteto de Cordas de Vitória (formado por músicos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo) e mais convidados que apresentaram cantos líricos, a Cantata teve um repertório variado de canções natalinas. Poemas de Marilena Sonegheti.

Acervo

A sede do Teatro da Barra/ES, localizada na Barra do Jucu, Vila Velha-ES, conta com um acervo sobre o teatro no Espírito Santo.

Há diferentes tipos de materiais para pesquisas, dentre os quais documentos, fotografias, jornais, livros, revistas, materiais de divulgação de espetáculos e DVDs.

Todos esses conteúdos estão estruturados e registrados no livro-catálogo Teatro da Barra/ES – Inventário Analítico, produzido por André Malverdes, Joanna Filgueiras e Paulo DePaula. Esse livro-catálogo está disponível na forma impressa na própria sede do Teatro da Barra/ES e também no formato virtual (para acessá-lo, clique aqui).

Teatro da Barra/ES
Endereço: Rua Antonio Santos Leão, 114, Barra do Jucu, Vila Velha, Espírito Santo, Brasil

*fonte do texto/imagens:http://teatrodabarra-es.blogspot.com.br/

Áudio Visual

Assista algumas produções visuais e documentários ligados à cultura da Barra do Jucu.

Veja outras produções